quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Qual a importância da comunicação para a profissão?

Por Maiara Alves de Andrade e Rubya Karoline Fernandes Esser

A comunicação é de extrema importância para todas as profissões incluindo o biomédico. E isso não só para conquistar e obter benefícios diretos para sua carreira, mas para também desempenhar um bom papel na função que exerce.

CoNMSaúde - Congresso Nacional Multidisciplinar da Saúde (Goiânia-GO)

Por: Cristiane Barboza e Raquel Rizzotto

CoNMSaúde - Congresso Nacional Multidisciplinar da Saúde (Goiânia-GO)

Em 2016 acontecerá o CoNMSaúde – Congresso Multidisciplinar da Saúde, um evento que irá reunir muitas áreas da saúde para fortalecer a união de todos os estudantes e profissionais e promover a ciência de nosso país, com um objetivo geral de transferir conhecimento, contribuir para a expansão das áreas envolvidas e agregar qualidade efetiva à qualificação dos participantes. 
Público-alvo: Técnicos, graduandos, graduados, pós-graduandos, pós-graduados, docentes, pesquisadores, parceiros, profissionais e a todos interessados nas áreas de biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia e estética.

Como presidente da área de biomedicina temos o Dr. Roberto Figueiredo (Dr. Bactéria). Vídeo: https://youtu.be/sqjnP56Wmcs
Já na área de saúde estética temos a biomédica esteta Dra. Lorena Soares. Confira o vídeo: https://youtu.be/QjMrEBxh-Zg
Link para inscrições e valores: http://www.conmsaude.com.br/valores/
Link da programação do evento para a Biomedicina: http://www.conmsaude.com.br/programacao/biomedicina/19-05-2016/
Facebook: www.facebook.com/conmsaude
Site oficial: http://www.conmsaude.com.br/conmsaude/

Local: Centro de Convenções Goiânia Centro de Convenções Goiânia Rua 4, nº 1.400, Centro, Goiânia, GO Tel.: (62) 3219 3300

XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina

Por: Amanda da Cunha e Deborah Caroline Schönfelder


XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina

Comissão prepara o próximo Congresso Brasileiro de Biomedicina para 2016

A pós meses de trabalho duro para organizar nosso congresso pudemos desfrutar de nossa obra e gozar da felicidade do trabalho bem feito. Este congresso foi um desafio para a biomedicina. Buscamos inovação e tecnologia e conseguimos implementar novos conceitos na elaboração de congressos de biomedicina.

Na solenidade de abertura do evento recebemos nosso Deputado Federal Dr. Lobbe Neto representando o Governo do Estado de São Paulo, o Prefeito da Cidade de Araras Dr. Nelson Dimas Brambilla, o Presidente do Colégio de Tecnologia Médica do Chile Professor Dr. Victor Silva, a Dra. Luz Veronica Rosales do Chile, O Reitor da UNIARARAS Professor Dr. José Antônio Mendes, os pró-reitores e coordenadores da UNIARARAS, O Presidente do CFBM e ABBM Dr. Silvio José Cecchi, os Presidentes dos CRBMs 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Região, o Presidente do Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo Dr. Luiz Guedes dentre outros. Concedemos a Honraria de Biomédico do Ano 2014 para o biomédico Silvio José Cecchi pela sua atuação e desempenho das funções à frente do Conselho Federal de Biomedicina.

Investimos muito na qualidade das palestras, na disposição e avaliação dos trabalhos científicos que neste primeiro momento foram digitais para consulta e nos próximos eventos serão digitais e interativos, contamos com a presença de profissionais ilustres em nossas palestras como o Professor Paulo Barone da Comissão Nacional de Educação que nos trouxe o que há de melhor na nanotecnologia, os biomédicos do diagnóstico por imagem e terapia do Hospital Israelita Albert Einstein ocuparam duas salas para palestrar sobre as inovações tecnológicas da área da imagem, a perita criminal Dra. Rejane da Silva Sena Barcelos, Dr. João Paulo Tessari Corrêa, médico cirurgião plástico e Dr. Valéria Lafuente, médica dermatologista e biomédica, da clínica Corpo & Arte que trouxe as inovações da biomedicina estética entre tantos outros que abrilhantaram nosso congresso. Foram quase mil congressistas que tinham a sua disposição 171 palestras nos três dias de congresso. 
Com a condução do Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues houve o Fórum de Docentes e Coordenadores de Cursos de Biomedicina onde se discutiu os novos rumos da graduação em biomedicina. Ocorreu também durante o congresso as reuniões do Conselho Federal de Biomedicina e das associações e sindicatos dos biomédicos. Nosso objetivo foi alcançado, visamos proporcionar palestras de qualidade, rediscutir o ensino superior em biomedicina, aproximar nossos profissionais das instituições biomédicas e mostrar o valor desta tão nobre profissão da saúde que é a Biomedicina.
Agradeço a todo o grupo de acadêmicos da UNIARARAS que colaboraram na organização da rotina diária durante o congresso, aos palestrantes que dispenderam tempo para nos agraciar com brilhantes palestras, aos colaboradores das instituições biomédicas que se empenharam na organização deste evento.

Nosso próximo Congresso Brasileiro de Biomedicina acontecerá em 2016 na Cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, esperamos os profissionais da saúde neste próximo grande evento.

Texto da organização.

Fonte: http://www.labornews.com.br/index.php/8-labornews/282-xiv-congresso-brasileiro-de-biomedicina-e-ii-congresso-internacional-de-biomedicina-um-evento-memoravel 

43º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

Por Carina Ferreira e Francisco Brazileiro Neto

Marcado para acontecer de 26 a 29 de Junho de 2016, o 43º CBAC será realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo.
Concomitante, acontecerão o 4º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial e, seguindo as diretrizes da atual diretoria da SBAC, o 2º Fórum de Proprietários de Laboratórios para darmos continuidade às discussões acerca de políticas públicas, legislações e gestão relacionadas aos Laboratórios Clínicos.
Com o patrocínio da SYSMEX e do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e o apoio do Conselho Federal de Farmácia, da LK Eventos e da Boa Viagem Turismo, o 43º CBAC está sendo concebido com a preocupação de proporcionar o que há de melhor para os nossos colegas e parceiros, num local estratégico na cidade de São Paulo, centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, com infraestrutura de padrão internacional.
Como programa preliminar, os principais temas a serem desenvolvidos serão:
– Hematologia;
– Microbiologia;
– Parasitologia;
– Bioquímica;
– Imunologia;
– Citologia;
– Gestão Laboratorial;
– Qualidade Laboratorial;
– Toxicologia;
– Genética Forense;
– Farmácia Clínica; e
– Tópicos Especiais como Autotestes, Testes Rápidos e Point of Care.

Como em todos os congressos da SBAC, além de oferecer conhecimento técnico e científico, a oportunidade aos profissionais da área das Análises Clínicas e proprietários de laboratórios, de conhecerem o que há de mais moderno no setor com a exposição que estima-se contar com 100 estandes, e ainda, um networking altamente qualificado com ótimos momentos de descontração com atividades sociais.

O site do 43º CBAC será constantemente atualizado com as informações das palestras, cursos, palestrantes, atividades sociais e muito mais. Você pode acompanhar as novidades e obter informações seguindo a SBAC nas redes sociais, no site do CBAC ou aqui no portal da SBAC.
 
Fonte do evento: http://sbac.org.br/noticias/43o-congresso-brasileiro-de-analises-clinicas-ja-tem-data-e-local-definidos/

Comunicação e Saúde: juntas unindo conhecimento

Por Carina Ferreira e Francisco Brazileiro Neto

    A comunicação nos dias de hoje é uma ferramenta importantíssima em todas as áreas e principalmente nas áreas da saúde. A comunicação tem o poder de esclarecer e estimular o conhecimento acerca de certas questões a respeito da Saúde. Um exemplo são as divulgações de novas vacinas contra doenças até então consideradas sem cura, onde com os meios midiáticos espalham as notícias afim de deixarem as pessoas informadas. Na Biomedicina não é diferente, pois uma área de pouco conhecimento merece ser vinculada na mídia para que as pessoas fiquem cientes do que se trata, e assim fazer com que a mesma se torne conhecida. A comunicação precisa ser vista como um processo essencial para alcançar a estratégia do negócio e mobilizar pessoas principalmente no setor de saúde, no qual o valor humano é o fator primordial.

Qual a importância da Comunicação para a profissão?

 Por: Cristiane Barboza e Raquel Rizzotto


A comunicação na área da Biomedicina é essencial para a divulgação e reconhecimento da profissão.
É evidente a importância da comunicação científica nos laudos para melhor interpretação e elaboração dos mesmos.


Qual a importância da comunicação para a profissão?

Por Amanda da Cunha e Deborah Caroline Schönfelder 


Importante em casos de entrevistas para jornais, rádio e TV. Em momentos onde é preciso falar sobre a profissão ou de algo que aconteceu em nosso ambiente de trabalho que desperta o interesse e curiosidade da população. 












Comunicação: A Ponte Para O Mundo


Por: Alice Foster e Hediana Grasielly dos Passos


A comunicação é um ato de grande necessidade ao ser humano em qualquer ambiente e situação. É fundamental no âmbito profissional comunicar-se por voz, gesto ou texto, para transmitir ideias, discutir e ainda assim, complementar qualquer situações, que só seriam possíveis de serem realizadas por meio dessa troca de informações.
Portanto, a reciprocidade entre as populações facilita o acesso ao mundo atual, o qual nós como profissionais e indivíduos da sociedade somos responsáveis por tais mediações.
A comunicação estabelece pontes no mundo, independente da sua complexidade.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ciência É Comunicação

Por Daniela Cristina Wilwert e Fábio Fiamoncini Pastório

A comunicação dentro de Ciências Biológicas é de extrema importância, não só para ela, mas para a ciência como um todo. O poder da ciência reside na comunicação, em passar as informações e descobertas adianta e desta maneira poder juntar as peças e crescer cada vez mais. Os profissionais se comunicam principalmente pela publicação de artigos científicos, fazendo com que todos possam ter acesso a essa informação.


Mas dentro disso há um grande problema que vivemos hoje, que é a popularização da ciência, o problema em trazer a ciência para a sociedade como um todo, para as pessoas que não são da área. Não adianta agregar vários tipos de conhecimento e não os passar adiante. E sem fazer parte disto a sociedade acaba não vendo a importância que a ciência tem em tudo, até em coisas rotineiras. Para tanto é necessário intermediários que passem as informações com uma linguagem mais simples e fácil, aumentando desta maneira o sucesso da comunicação científica e deixando o grande poder do conhecimento mais acessível a todos. Porque não há ciência sem comunicação.

# Dica de Livro

Por: Ligia Thais Mannes


Cidade Para Pessoas
2010
Editora: Perspectiva
Autor: Jan Gehl

               O livro aborda, de forma objetiva, questões que são fundamentais a qualidade de vida na cidade e que se refletem na escala dos espaços, nas soluções de mobilidade, nas dinamicas que favorecem a vitalidade, sustentabilidade e segurança de áreas urbanas, na valorizacão dos espaços públicos, nas possibilidades de expressão individual e coletiva, na beleza daquilo que pode ser apreendido ao nível do observador. Gehl defende a tese de que uma cidade para pessoas não possui edíficios altos, pois o contato com a vida da cidade só pode obter até o quinto andar, e que a questão de densidade se resolve com projetos arquitetonicos orientados por uma ideia humanista. O conceito não se resume em tirar os carros das ruas e diminuir a altura das edificaçoes.

Jan Gehl é um arquiteto e urbanista dinamarquês, professor universitário aposentado e
consultor, cuja carreira foi construída com base no princípio de melhorar a qualidade
de vida urbana através da reorientação do planejamento urbano em favor de pedestres ciclistas.

Este livro se encontra indisponível na biblioteca da FURB









XXIV Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia - Celular - Imuno-hematologia


Por: Alice Foster e Hediana Grasielly dos Passos


XXIV Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia - Celular - Imuno-hematologia: da bancada a prática clinica

Data: 17 a 19 de março de 2016
Local: Morumbi - São Paulo
Sobre o evento: O XXIV Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia Celular contará com a presença de renomados profissionais nacionais e internacionais da área de imuno-hematologia e medicina transfusional. Serão abordadas as principais inovações na área de imuno-hematologia para garantir a segurança transfusional, além das atualizações da hemoterapia no campo de neonatologia, pediatria e medicina fetal.
Público-alvo: Profissionais da área da saúde que atuam ou tenham interesse em banco de sangue, imuno-hematologia ou medicina transfusional.
Inscrições:até 14 de março de 2016
Valores presenciais e online
Valor aproximado com participação presencial: R$1.000,00 (Profissionais da saúde e sem desconto).
Valor aproximado com participação online: De R$250,00 a R$399,00 (De estudantes a médicos, sem desconto).

Mais informações no site: 
http://www.einstein.br/Ensino/eventos/Paginas/simposio-internacional-de-hemoterapia-e-terapia-celular.aspx

Pontuação: Programa de Educação Continuada do Hospital Israelita Albert Einstein Programa de Educação Médica Continuada do Hospital Israelita Albert Einstein