quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Qual a importância da comunicação para a profissão?

Por Maiara Alves de Andrade e Rubya Karoline Fernandes Esser

A comunicação é de extrema importância para todas as profissões incluindo o biomédico. E isso não só para conquistar e obter benefícios diretos para sua carreira, mas para também desempenhar um bom papel na função que exerce.

CoNMSaúde - Congresso Nacional Multidisciplinar da Saúde (Goiânia-GO)

Por: Cristiane Barboza e Raquel Rizzotto

CoNMSaúde - Congresso Nacional Multidisciplinar da Saúde (Goiânia-GO)

Em 2016 acontecerá o CoNMSaúde – Congresso Multidisciplinar da Saúde, um evento que irá reunir muitas áreas da saúde para fortalecer a união de todos os estudantes e profissionais e promover a ciência de nosso país, com um objetivo geral de transferir conhecimento, contribuir para a expansão das áreas envolvidas e agregar qualidade efetiva à qualificação dos participantes. 
Público-alvo: Técnicos, graduandos, graduados, pós-graduandos, pós-graduados, docentes, pesquisadores, parceiros, profissionais e a todos interessados nas áreas de biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia e estética.

Como presidente da área de biomedicina temos o Dr. Roberto Figueiredo (Dr. Bactéria). Vídeo: https://youtu.be/sqjnP56Wmcs
Já na área de saúde estética temos a biomédica esteta Dra. Lorena Soares. Confira o vídeo: https://youtu.be/QjMrEBxh-Zg
Link para inscrições e valores: http://www.conmsaude.com.br/valores/
Link da programação do evento para a Biomedicina: http://www.conmsaude.com.br/programacao/biomedicina/19-05-2016/
Facebook: www.facebook.com/conmsaude
Site oficial: http://www.conmsaude.com.br/conmsaude/

Local: Centro de Convenções Goiânia Centro de Convenções Goiânia Rua 4, nº 1.400, Centro, Goiânia, GO Tel.: (62) 3219 3300

XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina

Por: Amanda da Cunha e Deborah Caroline Schönfelder


XIV Congresso Brasileiro de Biomedicina

Comissão prepara o próximo Congresso Brasileiro de Biomedicina para 2016

A pós meses de trabalho duro para organizar nosso congresso pudemos desfrutar de nossa obra e gozar da felicidade do trabalho bem feito. Este congresso foi um desafio para a biomedicina. Buscamos inovação e tecnologia e conseguimos implementar novos conceitos na elaboração de congressos de biomedicina.

Na solenidade de abertura do evento recebemos nosso Deputado Federal Dr. Lobbe Neto representando o Governo do Estado de São Paulo, o Prefeito da Cidade de Araras Dr. Nelson Dimas Brambilla, o Presidente do Colégio de Tecnologia Médica do Chile Professor Dr. Victor Silva, a Dra. Luz Veronica Rosales do Chile, O Reitor da UNIARARAS Professor Dr. José Antônio Mendes, os pró-reitores e coordenadores da UNIARARAS, O Presidente do CFBM e ABBM Dr. Silvio José Cecchi, os Presidentes dos CRBMs 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Região, o Presidente do Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo Dr. Luiz Guedes dentre outros. Concedemos a Honraria de Biomédico do Ano 2014 para o biomédico Silvio José Cecchi pela sua atuação e desempenho das funções à frente do Conselho Federal de Biomedicina.

Investimos muito na qualidade das palestras, na disposição e avaliação dos trabalhos científicos que neste primeiro momento foram digitais para consulta e nos próximos eventos serão digitais e interativos, contamos com a presença de profissionais ilustres em nossas palestras como o Professor Paulo Barone da Comissão Nacional de Educação que nos trouxe o que há de melhor na nanotecnologia, os biomédicos do diagnóstico por imagem e terapia do Hospital Israelita Albert Einstein ocuparam duas salas para palestrar sobre as inovações tecnológicas da área da imagem, a perita criminal Dra. Rejane da Silva Sena Barcelos, Dr. João Paulo Tessari Corrêa, médico cirurgião plástico e Dr. Valéria Lafuente, médica dermatologista e biomédica, da clínica Corpo & Arte que trouxe as inovações da biomedicina estética entre tantos outros que abrilhantaram nosso congresso. Foram quase mil congressistas que tinham a sua disposição 171 palestras nos três dias de congresso. 
Com a condução do Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues houve o Fórum de Docentes e Coordenadores de Cursos de Biomedicina onde se discutiu os novos rumos da graduação em biomedicina. Ocorreu também durante o congresso as reuniões do Conselho Federal de Biomedicina e das associações e sindicatos dos biomédicos. Nosso objetivo foi alcançado, visamos proporcionar palestras de qualidade, rediscutir o ensino superior em biomedicina, aproximar nossos profissionais das instituições biomédicas e mostrar o valor desta tão nobre profissão da saúde que é a Biomedicina.
Agradeço a todo o grupo de acadêmicos da UNIARARAS que colaboraram na organização da rotina diária durante o congresso, aos palestrantes que dispenderam tempo para nos agraciar com brilhantes palestras, aos colaboradores das instituições biomédicas que se empenharam na organização deste evento.

Nosso próximo Congresso Brasileiro de Biomedicina acontecerá em 2016 na Cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, esperamos os profissionais da saúde neste próximo grande evento.

Texto da organização.

Fonte: http://www.labornews.com.br/index.php/8-labornews/282-xiv-congresso-brasileiro-de-biomedicina-e-ii-congresso-internacional-de-biomedicina-um-evento-memoravel 

43º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

Por Carina Ferreira e Francisco Brazileiro Neto

Marcado para acontecer de 26 a 29 de Junho de 2016, o 43º CBAC será realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo.
Concomitante, acontecerão o 4º Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial e, seguindo as diretrizes da atual diretoria da SBAC, o 2º Fórum de Proprietários de Laboratórios para darmos continuidade às discussões acerca de políticas públicas, legislações e gestão relacionadas aos Laboratórios Clínicos.
Com o patrocínio da SYSMEX e do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e o apoio do Conselho Federal de Farmácia, da LK Eventos e da Boa Viagem Turismo, o 43º CBAC está sendo concebido com a preocupação de proporcionar o que há de melhor para os nossos colegas e parceiros, num local estratégico na cidade de São Paulo, centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, com infraestrutura de padrão internacional.
Como programa preliminar, os principais temas a serem desenvolvidos serão:
– Hematologia;
– Microbiologia;
– Parasitologia;
– Bioquímica;
– Imunologia;
– Citologia;
– Gestão Laboratorial;
– Qualidade Laboratorial;
– Toxicologia;
– Genética Forense;
– Farmácia Clínica; e
– Tópicos Especiais como Autotestes, Testes Rápidos e Point of Care.

Como em todos os congressos da SBAC, além de oferecer conhecimento técnico e científico, a oportunidade aos profissionais da área das Análises Clínicas e proprietários de laboratórios, de conhecerem o que há de mais moderno no setor com a exposição que estima-se contar com 100 estandes, e ainda, um networking altamente qualificado com ótimos momentos de descontração com atividades sociais.

O site do 43º CBAC será constantemente atualizado com as informações das palestras, cursos, palestrantes, atividades sociais e muito mais. Você pode acompanhar as novidades e obter informações seguindo a SBAC nas redes sociais, no site do CBAC ou aqui no portal da SBAC.
 
Fonte do evento: http://sbac.org.br/noticias/43o-congresso-brasileiro-de-analises-clinicas-ja-tem-data-e-local-definidos/

Comunicação e Saúde: juntas unindo conhecimento

Por Carina Ferreira e Francisco Brazileiro Neto

    A comunicação nos dias de hoje é uma ferramenta importantíssima em todas as áreas e principalmente nas áreas da saúde. A comunicação tem o poder de esclarecer e estimular o conhecimento acerca de certas questões a respeito da Saúde. Um exemplo são as divulgações de novas vacinas contra doenças até então consideradas sem cura, onde com os meios midiáticos espalham as notícias afim de deixarem as pessoas informadas. Na Biomedicina não é diferente, pois uma área de pouco conhecimento merece ser vinculada na mídia para que as pessoas fiquem cientes do que se trata, e assim fazer com que a mesma se torne conhecida. A comunicação precisa ser vista como um processo essencial para alcançar a estratégia do negócio e mobilizar pessoas principalmente no setor de saúde, no qual o valor humano é o fator primordial.

Qual a importância da Comunicação para a profissão?

 Por: Cristiane Barboza e Raquel Rizzotto


A comunicação na área da Biomedicina é essencial para a divulgação e reconhecimento da profissão.
É evidente a importância da comunicação científica nos laudos para melhor interpretação e elaboração dos mesmos.


Qual a importância da comunicação para a profissão?

Por Amanda da Cunha e Deborah Caroline Schönfelder 


Importante em casos de entrevistas para jornais, rádio e TV. Em momentos onde é preciso falar sobre a profissão ou de algo que aconteceu em nosso ambiente de trabalho que desperta o interesse e curiosidade da população. 












Comunicação: A Ponte Para O Mundo


Por: Alice Foster e Hediana Grasielly dos Passos


A comunicação é um ato de grande necessidade ao ser humano em qualquer ambiente e situação. É fundamental no âmbito profissional comunicar-se por voz, gesto ou texto, para transmitir ideias, discutir e ainda assim, complementar qualquer situações, que só seriam possíveis de serem realizadas por meio dessa troca de informações.
Portanto, a reciprocidade entre as populações facilita o acesso ao mundo atual, o qual nós como profissionais e indivíduos da sociedade somos responsáveis por tais mediações.
A comunicação estabelece pontes no mundo, independente da sua complexidade.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ciência É Comunicação

Por Daniela Cristina Wilwert e Fábio Fiamoncini Pastório

A comunicação dentro de Ciências Biológicas é de extrema importância, não só para ela, mas para a ciência como um todo. O poder da ciência reside na comunicação, em passar as informações e descobertas adianta e desta maneira poder juntar as peças e crescer cada vez mais. Os profissionais se comunicam principalmente pela publicação de artigos científicos, fazendo com que todos possam ter acesso a essa informação.


Mas dentro disso há um grande problema que vivemos hoje, que é a popularização da ciência, o problema em trazer a ciência para a sociedade como um todo, para as pessoas que não são da área. Não adianta agregar vários tipos de conhecimento e não os passar adiante. E sem fazer parte disto a sociedade acaba não vendo a importância que a ciência tem em tudo, até em coisas rotineiras. Para tanto é necessário intermediários que passem as informações com uma linguagem mais simples e fácil, aumentando desta maneira o sucesso da comunicação científica e deixando o grande poder do conhecimento mais acessível a todos. Porque não há ciência sem comunicação.

# Dica de Livro

Por: Ligia Thais Mannes


Cidade Para Pessoas
2010
Editora: Perspectiva
Autor: Jan Gehl

               O livro aborda, de forma objetiva, questões que são fundamentais a qualidade de vida na cidade e que se refletem na escala dos espaços, nas soluções de mobilidade, nas dinamicas que favorecem a vitalidade, sustentabilidade e segurança de áreas urbanas, na valorizacão dos espaços públicos, nas possibilidades de expressão individual e coletiva, na beleza daquilo que pode ser apreendido ao nível do observador. Gehl defende a tese de que uma cidade para pessoas não possui edíficios altos, pois o contato com a vida da cidade só pode obter até o quinto andar, e que a questão de densidade se resolve com projetos arquitetonicos orientados por uma ideia humanista. O conceito não se resume em tirar os carros das ruas e diminuir a altura das edificaçoes.

Jan Gehl é um arquiteto e urbanista dinamarquês, professor universitário aposentado e
consultor, cuja carreira foi construída com base no princípio de melhorar a qualidade
de vida urbana através da reorientação do planejamento urbano em favor de pedestres ciclistas.

Este livro se encontra indisponível na biblioteca da FURB









XXIV Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia - Celular - Imuno-hematologia


Por: Alice Foster e Hediana Grasielly dos Passos


XXIV Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia - Celular - Imuno-hematologia: da bancada a prática clinica

Data: 17 a 19 de março de 2016
Local: Morumbi - São Paulo
Sobre o evento: O XXIV Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia Celular contará com a presença de renomados profissionais nacionais e internacionais da área de imuno-hematologia e medicina transfusional. Serão abordadas as principais inovações na área de imuno-hematologia para garantir a segurança transfusional, além das atualizações da hemoterapia no campo de neonatologia, pediatria e medicina fetal.
Público-alvo: Profissionais da área da saúde que atuam ou tenham interesse em banco de sangue, imuno-hematologia ou medicina transfusional.
Inscrições:até 14 de março de 2016
Valores presenciais e online
Valor aproximado com participação presencial: R$1.000,00 (Profissionais da saúde e sem desconto).
Valor aproximado com participação online: De R$250,00 a R$399,00 (De estudantes a médicos, sem desconto).

Mais informações no site: 
http://www.einstein.br/Ensino/eventos/Paginas/simposio-internacional-de-hemoterapia-e-terapia-celular.aspx

Pontuação: Programa de Educação Continuada do Hospital Israelita Albert Einstein Programa de Educação Médica Continuada do Hospital Israelita Albert Einstein

domingo, 29 de novembro de 2015

O que acontece em 2016 na área da Biologia

Por Daniela Cristina Wilwert e Fábio Fiamoncini Pastório

VIII Congresso Brasileiro de Micologia

As atividades estão previstas para outubro de 2016, em Florianópolis, SC, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Estão programadas palestras, mesas-redondas e apresentação oral de trabalhos e pôsteres, com participantes de toda a América Latina e outras partes do mundo. Dentre as atividades paralelas estão previstas a realização do Rick Foray, cursos e excursões para unidades de conservação para observar ambientes de Mata Atlântica como a floresta de Araucaria, dunas e mangue.


O XXXI CBZ acontecerá de 7 a 11 de março de 2016, na UFMT e Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá-MT.

Nesta edição, será discutida a atuação do zoólogo, dentro e fora da academia, ampliando a participação a profissionais e empresas de monitoramento e avaliação ambiental, turismo, laboratórios e zoólogos amadores, entre outros.

O congresso contará com palestras como Coleções zoológicas: por que mantê-las e por que incrementá-las? com o Dr. Maxwell Barclay (Curador do Natural History Museum, Londres). E também com minicursos como Identificação, pesquisa e conservação de ave, Como conciliar pesquisa e turismo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e Gestão da carreira do Zoólogo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

# Dica de livro

Por Jady Nikolajof e Josiane Carla Coelho.


Compreenda todos os conceitos essenciais em imunologia com o livro Abbas Imunologia Básica 4ª edição. Abbas Imunologia Básica é uma fonte de recursos de fácil acesso ao funcionamento do sistema imunológico humano. Este livro apresenta texto claro e objetivo com uma introdução ideal para a imunologia, oferecendo aos estudantes imagens coloridas, tabelas úteis , perguntas de revisão e muito mais.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Melhorar a Saúde das Gestantes

Por Maiara Alves de Andrade e Rubya Karoline Fernandes Esser


Durante a gestação, pode-se realizar o Papanicolau, que é um exame importante para identificar alterações na parte do útero que fica dentro da vagina (colo do útero) e que podem ser causadas por infecções como candidíase, tricomoníase, HPV (papiloma vírus humano) ou mesmo câncer.

Na gravidez, o Papanicolau pode ser pedido caso o último exame realizado tenha sido há mais de três anos ou se o médico considerar necessário.

Durante realização do Papanicolau, se faz uma raspagem suave no colo e na entrada do útero a fim de retirar algumas células para serem analisadas no laboratório. Esse procedimento pode provocar uma cólica leve e um pequeno sangramento, que são considerados normais e não devem ser motivo de pânico.

O profissional biomédico irá realizar a leitura do material colhido, e identificar as alterações celulares. A habilitação confere o direito, ao Biomédico citopatologista, de fazer coleta de raspados de secreção vaginal, assim com a confecção dos esfregaços, sua coloração, o exame microscópico e a responsabilidade pela liberação do laudo.

Combate a AIDS, Malária e Outras Doenças

Por: Carina Ferreira e Francisco Brazileiro Neto

Objetivos do Milênio

    O sexto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio é combater a AIDS, a Malária e outras doenças. Muitos cientistas e pesquisadores buscam soluções para acabar ou amenizar essas doenças que atingem grande proporção em escala mundial. A Biomedicina é uma areá que também esta diretamente ligada com as pesquisas sobre a cura de várias doenças, até então consideradas sem cura. Sabemos que malária é uma doença infecciosa transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles infectada pelo Plasmodium. Pela primeira vez, uma vacina contra a malária, de eficácia limitada, recebeu o aval das autoridades europeias, abrindo novas perspectivas para a luta contra esta doença, especialmente letal na África.
    Mosquirix é a vacina contra a malária mais avançada do ponto de vista clínico contra esta doença que mata cerca de 600 mil pessoas por ano. Mais de 75% dos pacientes são crianças menores de cinco anos, segundo a OMS. Apenas na África subsaariana, a doença transmitida pelo mosquito mata em média cerca de 1.200 crianças por dia, mais que a quantidade da pessoas que morrem por causa dela ao longo de um ano na América Latina e no Caribe.
    Ja na linha de pesquisas contra doenças uma vacina experimental contra o HIV, o vírus responsável pela aids, mostrou resultados promissores em macacos, segundo um estudo publicado na revista Science. Esta vacina "duplo viral", que primeiro prepara o sistema imunitário com um outro agente patogênico e em seguida, impulsiona uma proteína encontrada em torno do invólucro do HIV, pode ser a melhor estratégia para proteger contra a infecção por este vírus em seres humanos, como pesquisadores. Assim como essas duas doenças mencionadas acima, temos varias outras até então sem uma resposta de cura, onde pesquisadores se juntam com biomédicos voltados especialmente para a área de pesquisas, afim de achar uma solução que resolva essas enfermidades.
    Os pesquisadores buscam soluções no curto e médio prazo de tempo,pois muitos ainda provém de recursos escassos para suas pesquisas que custam valores altíssimos. Sendo assim a cidade precisa se preparar para oferecer a população, aos imigrantes da expansão industrial, um atendimento adequado à saúde e instruções sobre essas e demais doenças, prevenindo assim o contagio com os demais moradores das cidades.

Qualidade de vida e Respeito ao meio ambiente

A ONU estipulou oito Objetivos do Milênio e falaremos sobre o Objetivo 7 - Qualidade de vida e Respeito ao meio ambiente.

Por Daniela Cristina Wilwert e Fábio Fiamoncini Pastório


    Quando fala-se em meio ambiente, remetemos imediatamente a imagem de animais selvagens e paisagens florestais intocadas. É um fator recorrente muito comum entre nós, seres humanos, na qual transformamos nosso cotidiano em um mundo, à primeira vista, desconectado destas paisagens naturais e independente em relação aos processos ecológicos. Porém, é fácil perceber a importância subjetiva que experienciamos ao entrar em contato com a natureza, importância que pode ser interpretada como um equilíbrio mental e físico ao nosso corpo. Esta relação nos leva a refletir sobre a grandeza da influência que a qualidade ambiental pode exercer à qualidade de vida humana.
    A medida que analisamos mais profundamente o termo “meio ambiente”, podemos perceber que seu significado não se limita a paisagens naturais, mas todo o cotidiano criado por nós, representando desta forma o nosso meio ambiente. Nesta perspectiva, a saúde equilibrada dos ecossistemas naturais interfere diretamente na qualidade de vida humana, uma vez que dependemos da eficiência dos ciclos naturais para “extrair” nossa sobrevivência. A preservação e conservação ambiental não protege apenas espaços destinados à belezas cênicas, mas sim toda uma rede complexa de interações que são fundamentais para o funcionamento adequado dos diversos ecossistemas associados, principalmente em relação a espécie humana.
    A formação de profissionais que atuem na área ambiental, como o exemplo dos biólogos, é de extrema importância, sendo que os mesmos estudam os seres vivos e os fenômenos ligados à vida. Mostrando-se então essencial para entender o funcionamento do nosso ecossistema e, consequentemente, essencial para a sobrevivência humana. Sem os biólogos não teríamos noção da importância de todo e qualquer tipo de vida para a humanidade, mostrando que a natureza é intimamente unificada, tornando-se uma só, onde qualquer dano (mesmo que pequeno) desencadeia imensas alterações.
    Com a evolução das espécies, os estudos sobre a biologia também se transformaram no decorrer de décadas, com o auxílio até mesmo da tecnologia, e hoje, está presente no nosso dia a dia e possui uma influencia direta em tudo que está relacionado aos seres vivos, desde os mecanismos que regulam as atividades vitais até as relações que estabelecem entre si e com o ambiente em que vivem. Não importa qual área seja, se envolveu saúde seja animal ou humana, existem biólogos envolvidos. Graças a eles hoje temos muitas coisas boas, o que nos garante uma qualidade de vida muito melhor do que antigamente.



Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças

Por Amanda da Cunha e Deborah Caroline Schönfelder

Objetivos do Milênio 

Dentre os objetivos do milênio deter a propagação do HIV/AIDS e garantir o acesso universal ao tratamento até 2015, mas não é isso que realmente acontece, talvez seja este o objetivo mais insucesso. Atualmente este número só cresce. As pessoas esqueceram-se do enorme risco de contaminação por esses terríveis vírus. Até 2013, 47% das pessoas que vivem com o vírus HIV na América Latina, estão no Brasil. É um grande problema de saúde pública, devido esta doença não ter cura. 
"O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública." 
Deter a incidência de malária, tuberculose e eliminar a hanseníase também são objetivos até 2015. 
A biomedicina tem um trabalho árduo em busca de soluções para vários problemas. Na pesquisa, encontrando e desenvolvendo meios para melhorar os problemas de saúde no mundo. Auxiliar médicos a descobrir causas de certas patologias através da tecnologia e modernos exames na descoberta de parasitas, que muitas vezes o levarão a cura, como a hanseníase. Devem viver em busca de meios para combater vírus e bactérias que podem levar a morte. 
O biomédico é um profissional a serviço da saúde e da ciência, levando em conta sua grande área de atuação, é seu dever. Porém a prevenção sempre será a melhor maneira. Deve auxiliar ao combate e erradicação dessas doenças, como por exemplo, fazer campanhas em seus laboratórios para exames de HIV, na comunidade e em unidades de saúde, informando a população dos riscos. 

Os objetivos do milênio

Por: Alice foster e Hediana Grasielly dos Passos

Com o objetivo de mudar o mundo, a ONU criou oito maneiras distintas e fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento populacional de forma coesa e igual para todos.

1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação básica de qualidade para todos;
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

Destes, falaremos um pouco a respeito sobre a “QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE”.

Objetivo: “Promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e esgotamento sanitário.”

Acredita-se que o maior desafio para os objetivos propostos e principalmente o "item 7", seria a conscientização da população em relação ao meio ambiente e àqueles que não tem acesso total à água potável e sanitarismo.

Para que as pessoas tomem conhecimento sobre as medidas preventivas em relação ao meio ambiente, necessitam da disponibilidade de campanhas educacionais que as façam realmente refletirem e colocar em prática essas ações.

O incentivo ao uso de sacolas recicláveis biodegradáveis e/ou sacolas reutilizáveis, uso de produtos feitos com material reciclável, economia de papel, diminuição do uso da energia elétrica, campanhas do uso racional de água, participação em campanhas de defesas de matas para sua preservação e plantar árvores, contribuindo também com a limpeza da cidade, são algumas sugestões sobre essas ações da ONU.

Contudo, quando falamos de saneamento básico e acesso à água, nos mantemos muito inseguros, pois o comprometimento e a dependência dessas determinações encontram-se restritas aos órgãos públicos municipais, estaduais e nacionais. Os quais, novamente, são os únicos comprometidos e responsáveis.

Então, para o Biomédico, a área das Análises Ambientais torna-se bastante interessante e promissora, pois irá auxiliar na detecção da poluição em geral, no tratamento de água e esgoto, averiguação bioquímica e microbiológica dos alimentos. Podendo também desenvolver intervenções nos ambientes hidroelétricos, minerais e urbanos.


Esses são alguns objetivos e medidas preventivas previstas pela ONU e que nós, como futuros Biomédicos estaremos auxiliando.

Disponível Aqui.

domingo, 22 de novembro de 2015

As Áreas de Atuação do Biomédico.

Por Jady Nikolajof e Josiane Carla Coelho


O Pioneiro da Biomedicina no Rio Grande do Sul
Renato Minozzo

A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: tem atualmente 35 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina - CFBM, está em ampliação constante, sendo que as duas principais são a docência/pesquisa e os laboratórios de Análises Clínicas – que concentram cerca de 65% dos profissionais formados.
A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal nº 6.684, 03 de setembro de 1979 e Decreto Federal Nº 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma Lei Federal criou o Conselho Federal de Biomedicina - CFBM e os Conselhos Regionais de Biomedicina - CRBMs, como objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Biomédico.

Perfil profissional


Profissional Biomédico com formação generalista (ênfase em Análises Clínicas), humanista, crítica e reflexiva. Pode atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O profissional tem a oportunidade de conhecer outras áreas mais específicas como: análises ambientais, análises bromatológicas, pesquisa científica, identificação humana e genética forense, acupuntura, imagenologia, biotecnologia entre outras.

Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Por Cristiane Barboza e Raquel Rizzotto

Há várias décadas encontramos a mídia e suas campanhas sobre o meio ambiente, em algum dialogo com os mais antigos escutamos diariamente a comparação climática de anos atrás com atualmente, sem contar nos anos do ensino fundamental onde se reeduca crianças e adolescentes sobre a questão do meio ambiente, desde a aula de geografia até a de artes.

No entanto isso vai além de falarmos que o desmatamento prejudica várias espécies de animais, ou sobre os gases na camada de ozônio ou até que a água potável é um direito para toda a população, começando a discutir esses assuntos entramos na questão de qualidade de vida.

No meio urbano hoje é muito mais fácil termos acesso a tratamento de água e esgoto o saneamento básico em comparação as áreas rurais, porém, atualmente muitas das vezes as crianças dessas regiões mais remotas se deslocam até a escola mais próxima para obter conhecimento o que não era de costume antigamente, assim, fazendo com que a mesma obtenha mais informações para poder ter uma qualidade de vida melhor.

Hoje o biomédico tem essencial importância para dar melhor assistência à sociedade, também para melhoria de qualidade de vida com a análise ambiental, onde pode realizar análises físico-químicas, para melhor desenvolvimento do meio ambiente envolvendo água, ar e esgoto por exemplo.

A análise ambiental é uma área promissora vista os problemas que são detectados diariamente onde a grande maioria está relacionada ao meio ambiente. Água contaminada sendo consumida pela população, poluição ou até mesmo o caso mais recente que comoveu o Brasil e até outros países que foi o rompimento da barragem na cidade de Mariana em Minas Gerais, onde agora temos diversos problemas ambientais devido a rejeitos de minerais e a lama acumulada na cidade.

Para concluir, analisando a água, o esgoto e o ar, o Biomédico pode encontrar diversas culturas de parasitas ou micro-organismos que podem ser prejudiciais tanto a saúde das pessoas quanto ao meio ambiente, assim compreendendo fatores que delimitam condições no modo de vida em sociedade e do homem e consequentemente na educação.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

# Dica de Livro

Por Carina Ferreira e Francisco Brazileiro Neto

MICROBIOLOGIA MÉDICA
MURRAY, Patrick R; ROSENTHAL, Ken S; PFALLER, Michael A. 2010 Editora Mosby Elsevier. 

     O livro "Microbiologia Clinica" traz a tona microbiologia de maneira sucinta, simples e atraente. Mostra que a microbiologia investiga a etiologia, a epidemiologia, as defesas do hospedeiro, o diagnóstico, a identificação, a prevenção e o controle para cada microrganismo em capítulos organizados de forma consistente, permitindo que o leitor encontre rapidamente a informação de que precisa. Fornece mais fotografias clínicas, que ajudam o leitor a visualizar as doenças clínicas. 
     Exibe imagens revistas mais de 635 imagens e diagramas, quase todos em cores, que oferecem uma abordagem coerente e informativa para o estudo da microbiologia médica e simplificam a informação complexa. Apresenta tabelas de resumo e quadros de texto que enfatizam conceitos essenciais e pontos importantes da aprendizagem, habilitando o leitor a rever os seus conhecimentos com eficácia. 
     Utiliza casos clínicos extraídos de relatos da literatura para ilustrar a epidemiologia, o diagnóstico e o tratamento das doenças infeciosas. Correlaciona a ciência básica com a prática clínica por meio de questões de revisão no final de cada capítulo, para ajudar o leitor a compreender a importância clínica do microrganismo examinado. A cobertura especializada dos princípios básicos, da imunologia, do diagnóstico de laboratório, do tratamento da bacteriologia, virologia e parasitologia assegura ao leitor a compreensão de todos os factos vitais para a prática da medicina atual.


Adaptação do resumo de: FNAC
Link para compra: 
www.saraiva.com.br/microbiologia-medica-7-ed-2014-8711037.html
Link biblioteca FURB:
http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=341142


Clássica: 
LABORATÓRIO DE VIROLOGIA
CANDEIAS, José Alberto Neves 1996 Editora EDUSP. 

   Este livro vai mostrar aos estudantes de virologia um conjunto de dados técnicos, fazendo uso das novas descobertas ocorridas neste campo, sem, no entanto, abrir mão de técnicas básicas do laboratório de virologia. No livro o autor apresenta informações introdutórias a cada capítulo, seguidas sempre de técnicas básicas sobre culturas celulares, utilização do ovo embrionado e de animais de laboratório, e caracterização viral.

  Assim, além de se deter em pormenores de metodologias básicas, Candeias apresenta técnicas de biologia molecular e descreve técnicas que facilitam o rápido diagnóstico virológico de algumas doenças da etiologia viral. O auto do livro José Alberto Neves Candeias, é formado em Medicina pela Faculdade de medicina de Lisboa, é professor titular aposentado do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.


Adaptação do resumo de: LIVRARIA CULTURA.
Link para compra: 
http://www.submarino.com.br/produto/157212/livro-laboratorio-de-virologia
Link biblioteca FURB:
http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=341142

# Dica de Livro - Patologia Geral

Por Maiara Alves de Andrade e Rubya Karoline Fernandes Esser.

Atual:
Bogliolo Patologia 8ª edição, revisado e atualizado.
Ano:2011
Autor: Geraldo Brasileiro Filho.
Editora: Guanabara Koogan.


Resumo: Foi lançada, em 1972, a obra tem como objetivo principal disponibilizar, especialmente para estudantes e médicos brasileiros, o extenso e importante conteúdo da Patologia. Nesses seus 35 anos de existência e nessas sete edições, a abordagem da etiologia, patogênese, alterações morfológicas e conseqüências das lesões e doenças, notadamente aquelas mais prevalentes no nosso meio, vem sendo feita com cuidado e interesse crescentes. 


Autor:
Geraldo Brasileiro Filho
Não foi encontrada sua bibliografia.
Link para compra: http://www.saraiva.com.br/bogliolo-patologia-8-ed-3528106.html
Link biblioteca da Furb: 
http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=351113


Clássico:
Patologia do Trabalho 3ª edição.
Ano: 1996.
Autor: René Mendes.
Editora: Atheneu.


Resumo: O livro é dividido em partes:
Parte A: Bases Históricas e Conceituais. Ferramentas de Abordagem e de Análise;
Parte B: Principais Perigos e Riscos do(no) Trabalho;
Parte C: Estudo da Patologia do Trabalho, Sistematizado segundo os Grupos da CID-10;
Parte D: A Promoção da Saúde e a Prevenção do Adoecimento Relacionado com o trabalho.
O livro apresenta (1) Organizador Editorial, (104) Colaboradores, (4) Partes, (58) Capítulos, (1) Posfácio, (1950) Páginas, (2) Volumes.
É, sem sombra de dúvida, a maior obra brasileira sobre o assunto e quiçá no exterior, motivo de orgulho para os seus Colaboradores e, por extensão, para os especialistas em Medicina do Trabalho e outros profissionais que atuam no campo da Saúde do Trabalhador, e que bem atesta o alto grau de maturidade alcançado por esses conhecimentos em nosso país.
Fonte: http://atheneu.com.br/patologia-do-trabalho-3-edic-o.html#JumPos

Autor:
René Mendes:  Médico formado pela Escola Paulista de Medicina (1971). Especialista em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1974). Especialista em Medicina do Trabalho, Associação Nacional de Medicina do Trabalho/Associação Médica Brasileira (1975). Mestre em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1975). Doutor em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1978). Livre-Docente em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1986). Professor-Titular de Medicina Preventiva e Social, Universidade Federal de Minas Gerais (1991). 40 anos de experiência profissional, havendo trabalhado e ocupado cargos de direção na Fundacentro (1972-1976); CETESB (1976); Ministério da Saúde (Brasília, 1977, 1990/91); Ministério do Trabalho (Brasília, 1990); Secretaria de Estado da Saúde, São Paulo (1987); Organização Pan-Americana de Saúde, (Washington, 1982-1984) e Organização Internacional do Trabalho (São Paulo e Lima, 1987-1989). Foi Professor Assistente-Doutor da UNICAMP (1977-1991); Professor Visitante da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University (Baltimore, EUA, desde 1983); Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFMG (Belo Horizonte, 1991-1997). Atualmente aposentado, colaborando em caráter voluntário. Cerca de 180 trabalhos publicados na forma de artigos em periódicos, resumos em anais de congressos, teses de pós-graduação, capítulos de livros, autoria, edição ou organização de livros, com destaque para o tratado Patologia do Trabalho , atualmente em 2 volumes de 1.000 páginas cada, que conta com a colaboração de 76 co-autores e colaboradores. Vida associativa dedicada a entidades científicas e associativas de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador, estaduais (São Paulo e Minas Gerais); nacional: Associação Nacional de Medicina do Trabalho ANAMT, da qual foi seu Presidente. Consultor de organizações públicas e privadas, com extenso portfólio de consultorias internacionais, mediadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Link para compra: http://www.estantevirtual.com.br/livsaomarcos/Rene-Mendes-Volume-2-Patologia-do-Trabalho-3-Edicao-165096487
Link biblioteca da Furb: 
http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=82083

# Dica de Livro

Por: Daniela Cristina Wilwert e Fábio Fiamoncini Pastório

Título original: Animal Ecology
Ano de publicação: 1927
Editora: Macmillan Publishers Ltd.

               A obra Animal Ecology (Ecologia Animal, em português), de Charles Elton, representou um marco na história da ecologia, sendo um dos livros pioneiros em tratar e reconhecer a ecologia como ciência. Elton sintetiza observações acumuladas ao longo de décadas, dissertando como a estrutura das populações animais pode ser explicada com base em poucos princípios básicos, como a sucessão ecológica, nichos e teias alimentares. A obra é considerada como base fundamental dos conceitos em ecologia animal, sendo tratada como um clássico das ciências naturais.

               Charles Elton (1900-1991) foi um zoólogo e ecologista inglês, considerado o pai da ecologia animal. Durante sua vida, Elton estudou a fundo as relações entre os animais e seus hábitats, buscando entender as influências dos ambientes nas comunidades zoológicas. Suas pesquisas contribuíram para definir a importância da ecologia nas questões econômicas e ambientais. Foi fundador de um centro de pesquisas, o Bureau of Animal Population na Oxford University em 1932, sendo também o primeiro redator do Journal of Animal Ecology, revista de maior relevância mundial na área, exercendo tal função por duas décadas.




Título original: The Economy of Nature
Ano de publicação: 2010
Editora: Guanabara Koogan

Sendo um livro atual ele também deve se tornar um marco da Ecologia, mas da Ecologia moderna. A Economia da Natureza aparece como uma fonte de conhecimento de valor inestimável, sendo muito mais que apenas uma fonte de conhecimento.

O livro conduz os estudos por meio de três princípios: primeiramente com um base bastante sólida de história natural, depois pela apreciação do organismo como a unidade fundamental da ecologia e, por último, por sua posição central do pensamento evolutivo no estudo da Ecologia.

Já na sua sexta edição, que foi publicada em 2010, teve como objetivos nesta última revisão aplicar as visões da ecologia de maneira a compreender o impacto das atividades humanos sobre o ambiente. E também enfatizar os princípios da evolução como uma base da ecologia, com repercussões que se estendem até mesmo na gestão das mudanças globais, e por fim mostrar como as abordagens modernas ao estudo da ecologia estão revelando as estruturas e as funções ecológicas.

# Dica de Livro

Por Amanda da Cunha e Deborah Caroline Schönfelder

Dicas de Livro de Citogenética

Clássica: 
CITOGENÉTICA HUMANA
Beiguelman, Bernardo 
1982
Editora Guanabara Koogan S.A. 

A citogenética humana alcançou avanços espetaculares para a época e podíamos observar um numero crescente de notáveis aplicações médicas que os livros dedicados a este conteúdo necessitam de atualizações periódicas obrigatórias. Sabemos que nem sempre são necessárias modificações profundas da obra inicial, porém é certo que em algumas ocasiões há mudanças amplas que acabam levando os autores a preparação de outro livro. Sendo assim, surgiu o terceiro livro de Citogenética Humana, depois de duas obras publicadas com o mesmo título, terem várias reedições esgotadas. 

O autor: Bernardo Beiguelma morreu em outubro de 2010, aos 78 anos.  Graduado em História Natural pela Universidade de São Paulo e doutor em Genética. Foi um dos primeiros professores da UNICAMP, implantando o laboratório de Genética Clínica e um dos mentores do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética. Após sua aposentadoria, continuou como voluntario na Unicamp com o curso de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Biologia. De 1972 a 1992 foi consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Produziu mais de 400 trabalhos científicos, entre livros, teses, capítulos, publicações em revistas e comunicação em congressos. Orientou cerca de 70 pesquisadores, onde muitos se tornaram expoentes na área de ensino e pesquisa de genética médica.
Em seus últimos estudos, dedicava-se a investigação sobre a epidemiologia de gêmeos.
No ano de 2004 recebeu o titulo de professor emérito na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. 
Adaptação do resumo de: Agência FAPESP.

Link para compra: 
http://www.saraiva.com.br/citogenetica-humana-345269.html
Link biblioteca FURB:
http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=207135

Atual: 
EMERY GENÉTICA MÉDICA - 13ª EDIÇÃO. 
Peter Turnpenny, Sian Ellard
2009
Editora Elsevier 

EMERY GENÉTICA MÉDICA é um best-seller há mais de 30 anos. 
Gerações de estudantes já apreciaram sua estrutura exclusiva: um balanço de ciência básica, genética aplicada à medicina e genética clínica. Com seu conteúdo atualizado e o acesso ao STUDENT CONSULT, a 13ª edição deste texto clássico torna a genética que você precisa conhecer mais fácil de aprender do que antes.
• Utilize-se de uma orientação experiente sobre a terapia com células-tronco, a genética e a lei.
• Fique informado com capítulos atualizados sobre todos os aspectos de genética, da tecnologia do DNA e suas aplicações, genética desenvolvimental, e herança poligênica e multifatorial através da farmacogenética, genética do câncer e anomalias congênitas.
• Identifique os fatores genéticos subjacentes a doenças comuns com um capítulo revisado dedicado apenas a este assunto importante.
• Veja raros distúrbios genéticos em incríveis detalhes com fotos clínicas melhoradas.
• Reveja rapidamente conhecimentos clínicos chave com quadros de resumo.
• Saiba onde encontrar mais informações online com uma seção dedicada a pesquisas na internet
• Teste seus conhecimentos com perguntas de múltipla escolha e baseadas em casos. (http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=15882 – Livraria Almedina)

Os autores: Peter D. Turnpenny, atua como consultor em Genética Clínica no Royal Devon e Exeter Hospital, na Inglaterra. Ele é reconhecido internacionalmente e tem publicado extensamente em uma variedade de tópicos. Ele é particularmente conhecido por sua perícia médica nas áreas de base genética da evolução anormais da coluna e síndromes anticonvulsivantes fetais.
(Retirado em: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://elsevierauthors.com/peterturnpenny/&prev=search).
Sian Ellard, professora de Genética Molecular Humana na Universidade de Exeter Medical School e também consultora cientista na clínica Royal Devon e Exeter. Dirige também o Departamento de Genética Molecular. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (University of Portsmouth) e PhD em Genética Toxicológica (University of Wales, Swansea). 
(Retirado em: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://medicine.exeter.ac.uk/about/profiles/index.php%3Fweb_id%3DSian_Ellard&prev=search).

Link para compra: http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-produto.aspx?tid=191&seg=2&isbn=978-85-352-3086-4&origem=AUTOR&tit=EMERY%20GENETICA%20MEDICA%2013/E
http://www.doctorlivros.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=2762
Link biblioteca FURB:
http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=336557


# Dica de Livro

Por Cristiane Barboza e Raquel Rizzotto

DICA DE LIVROS DE CITOPATOLOGIA


Livro: Citologia Clínica Cérvico-vaginal - Texto e Atlas - 1ª edição 2012
Editora Roca

Resumo do Livro
A citologia ginecológica comporta três etapas de iniciação incontornáveis: a citologia fundamental, a histologia e a citologia do aparelho genital feminino. Os autores prepararam este livro para facilitar o estudo da citologia ginecológica, indispensável para profissionais e estudantes da área da saúde que pensam em se especializar nessa área. Citologia ginecológica é um material completo, formidável obra de referência e consulta. Adaptação do resumo do livro.

Autoras
Márcia Edilaine Lopes Consolaro
Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1993)
Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1996)
Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1995)
Pós-Doutorado em Citopatologia no Programa de Pós-Graduação em Farmácia, área de Análises Clínicas, pela Universidade de São Paulo/ USP-SP
Atua nas linhas de pesquisa de Intercorrências e enfrentamentos em agravos à saúde.
Suas áreas de atuação são: Biologia, epidemiologia, diagnóstico e terapêutica de cânceres cervicais e de doenças sexualmente transmissíveis.

Silvya Stuchi Maria-Engler
Graduação em Ciências Biológicas pela ENESP-IBILCE (1992)
Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP (1994)
Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP (1998)
Pós-Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Michigan, Ann Arbor, USA e pela Universidade de São Paulo (1999-2002)
Professora associada da USP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, departamento de Análises Clínicas e Toxicologicas, USP.
Pesquisa os “Processos de invasão tumoral” elucidando o papel do microambiente na resistência à medicamentos alvo-dirigidos em melanoma e câncer cervical. Desenvolve projetos de caracterização molecular de novas drogas aintitumorais ou formulações de uso tópico em sistemas de peles artificiais e equivalentes dérmicos, gerando ambientes biomimétricos in vitro como plataforma de testes alternativos de eficácia e segurança.


Link para compra do livro
http://www.submarino.com.br/produto/111447438/livro-citologia-clinica-cervico-vaginal-texto-e-atlas
Link da biblioteca da Furb
http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=356786


Temos também outra dica para quem se interessa neste assunto

Livro: Citologia ginecológica e suas bases anatomoclínicas – 1ª edição 1997
Editora Manole

Resumo do livro
A citologia ginecológica comporta três etapas de iniciação incontornáveis: a citologia fundamental, a histologia e a citologia do aparelho genital feminino. Os autores prepararam este livro para facilitar o estudo da citologia ginecológica, indispensável para profissionais e estudantes da área da saúde que pensam em se especializar nessa área. Citologia ginecológica é um material completo, formidável obra de referência e consulta. Adaptação do resumo do livro.

Autores
Claude Gompel
Não encontramos sua bibliografia

Leopold Koss
Koss nasceu em Langfuhr, na Polônia, escapou da perseguição nazista em 1942 por entrar na Suíça, onde foi finalmente autorizado a continuar a estudar medicina. Ele recebeu seu diploma de Medicina, da Universidade de Berna, Suíça, em 1946. Seus pais e irmãs morreram durante o Holocausto.
Chegou aos Estados Unidos em 1947, e estudou patologia no Kings County Hospital, em Brooklyn, Nova Iorque. A partir de 1952-1970, menos de uma temporada na Guerra da Coréia, ele estava na equipe do Sloan -Kettering Cancer Center Memorial. Em 1973, foi nomeado presidente do departamento de patologia do Centro Médico Montefiore, no Albert Einstein College of Medicine, Nova Iorque, EUA. Fonte: wikipedia.


Link para compra do livro
http://sebodogonca.loja2.com.br/3628596-CITOLOGIA-GINECOLOGICA-E-SUAS-BASES-ANATOMOCLINICAS
Link da biblioteca da FURB
http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=126193