Há várias décadas encontramos a mídia e suas campanhas sobre o meio ambiente, em algum dialogo com os mais antigos escutamos diariamente a comparação climática de anos atrás com atualmente, sem contar nos anos do ensino fundamental onde se reeduca crianças e adolescentes sobre a questão do meio ambiente, desde a aula de geografia até a de artes.
No entanto isso vai além de falarmos que o desmatamento prejudica várias espécies de animais, ou sobre os gases na camada de ozônio ou até que a água potável é um direito para toda a população, começando a discutir esses assuntos entramos na questão de qualidade de vida.
No meio urbano hoje é muito mais fácil termos acesso a tratamento de água e esgoto o saneamento básico em comparação as áreas rurais, porém, atualmente muitas das vezes as crianças dessas regiões mais remotas se deslocam até a escola mais próxima para obter conhecimento o que não era de costume antigamente, assim, fazendo com que a mesma obtenha mais informações para poder ter uma qualidade de vida melhor.
Hoje o biomédico tem essencial importância para dar melhor assistência à sociedade, também para melhoria de qualidade de vida com a análise ambiental, onde pode realizar análises físico-químicas, para melhor desenvolvimento do meio ambiente envolvendo água, ar e esgoto por exemplo.
A análise ambiental é uma área promissora vista os problemas que são detectados diariamente onde a grande maioria está relacionada ao meio ambiente. Água contaminada sendo consumida pela população, poluição ou até mesmo o caso mais recente que comoveu o Brasil e até outros países que foi o rompimento da barragem na cidade de Mariana em Minas Gerais, onde agora temos diversos problemas ambientais devido a rejeitos de minerais e a lama acumulada na cidade.
Para concluir, analisando a água, o esgoto e o ar, o Biomédico pode encontrar diversas culturas de parasitas ou micro-organismos que podem ser prejudiciais tanto a saúde das pessoas quanto ao meio ambiente, assim compreendendo fatores que delimitam condições no modo de vida em sociedade e do homem e consequentemente na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário