Durante a gestação, pode-se realizar o Papanicolau, que é um exame importante para identificar alterações na parte do útero que fica dentro da vagina (colo do útero) e que podem ser causadas por infecções como candidíase, tricomoníase, HPV (papiloma vírus humano) ou mesmo câncer.
Na gravidez, o Papanicolau pode ser pedido caso o último exame realizado tenha sido há mais de três anos ou se o médico considerar necessário.
Durante realização do Papanicolau, se faz uma raspagem suave no colo e na entrada do útero a fim de retirar algumas células para serem analisadas no laboratório. Esse procedimento pode provocar uma cólica leve e um pequeno sangramento, que são considerados normais e não devem ser motivo de pânico.
O profissional biomédico irá realizar a leitura do material colhido, e identificar as alterações celulares. A habilitação confere o direito, ao Biomédico citopatologista, de fazer coleta de raspados de secreção vaginal, assim com a confecção dos esfregaços, sua coloração, o exame microscópico e a responsabilidade pela liberação do laudo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário