terça-feira, 24 de novembro de 2015

Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças

Por Amanda da Cunha e Deborah Caroline Schönfelder

Objetivos do Milênio 

Dentre os objetivos do milênio deter a propagação do HIV/AIDS e garantir o acesso universal ao tratamento até 2015, mas não é isso que realmente acontece, talvez seja este o objetivo mais insucesso. Atualmente este número só cresce. As pessoas esqueceram-se do enorme risco de contaminação por esses terríveis vírus. Até 2013, 47% das pessoas que vivem com o vírus HIV na América Latina, estão no Brasil. É um grande problema de saúde pública, devido esta doença não ter cura. 
"O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública." 
Deter a incidência de malária, tuberculose e eliminar a hanseníase também são objetivos até 2015. 
A biomedicina tem um trabalho árduo em busca de soluções para vários problemas. Na pesquisa, encontrando e desenvolvendo meios para melhorar os problemas de saúde no mundo. Auxiliar médicos a descobrir causas de certas patologias através da tecnologia e modernos exames na descoberta de parasitas, que muitas vezes o levarão a cura, como a hanseníase. Devem viver em busca de meios para combater vírus e bactérias que podem levar a morte. 
O biomédico é um profissional a serviço da saúde e da ciência, levando em conta sua grande área de atuação, é seu dever. Porém a prevenção sempre será a melhor maneira. Deve auxiliar ao combate e erradicação dessas doenças, como por exemplo, fazer campanhas em seus laboratórios para exames de HIV, na comunidade e em unidades de saúde, informando a população dos riscos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário