terça-feira, 24 de novembro de 2015

Qualidade de vida e Respeito ao meio ambiente

A ONU estipulou oito Objetivos do Milênio e falaremos sobre o Objetivo 7 - Qualidade de vida e Respeito ao meio ambiente.

Por Daniela Cristina Wilwert e Fábio Fiamoncini Pastório


    Quando fala-se em meio ambiente, remetemos imediatamente a imagem de animais selvagens e paisagens florestais intocadas. É um fator recorrente muito comum entre nós, seres humanos, na qual transformamos nosso cotidiano em um mundo, à primeira vista, desconectado destas paisagens naturais e independente em relação aos processos ecológicos. Porém, é fácil perceber a importância subjetiva que experienciamos ao entrar em contato com a natureza, importância que pode ser interpretada como um equilíbrio mental e físico ao nosso corpo. Esta relação nos leva a refletir sobre a grandeza da influência que a qualidade ambiental pode exercer à qualidade de vida humana.
    A medida que analisamos mais profundamente o termo “meio ambiente”, podemos perceber que seu significado não se limita a paisagens naturais, mas todo o cotidiano criado por nós, representando desta forma o nosso meio ambiente. Nesta perspectiva, a saúde equilibrada dos ecossistemas naturais interfere diretamente na qualidade de vida humana, uma vez que dependemos da eficiência dos ciclos naturais para “extrair” nossa sobrevivência. A preservação e conservação ambiental não protege apenas espaços destinados à belezas cênicas, mas sim toda uma rede complexa de interações que são fundamentais para o funcionamento adequado dos diversos ecossistemas associados, principalmente em relação a espécie humana.
    A formação de profissionais que atuem na área ambiental, como o exemplo dos biólogos, é de extrema importância, sendo que os mesmos estudam os seres vivos e os fenômenos ligados à vida. Mostrando-se então essencial para entender o funcionamento do nosso ecossistema e, consequentemente, essencial para a sobrevivência humana. Sem os biólogos não teríamos noção da importância de todo e qualquer tipo de vida para a humanidade, mostrando que a natureza é intimamente unificada, tornando-se uma só, onde qualquer dano (mesmo que pequeno) desencadeia imensas alterações.
    Com a evolução das espécies, os estudos sobre a biologia também se transformaram no decorrer de décadas, com o auxílio até mesmo da tecnologia, e hoje, está presente no nosso dia a dia e possui uma influencia direta em tudo que está relacionado aos seres vivos, desde os mecanismos que regulam as atividades vitais até as relações que estabelecem entre si e com o ambiente em que vivem. Não importa qual área seja, se envolveu saúde seja animal ou humana, existem biólogos envolvidos. Graças a eles hoje temos muitas coisas boas, o que nos garante uma qualidade de vida muito melhor do que antigamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário