terça-feira, 24 de novembro de 2015

Os objetivos do milênio

Por: Alice foster e Hediana Grasielly dos Passos

Com o objetivo de mudar o mundo, a ONU criou oito maneiras distintas e fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento populacional de forma coesa e igual para todos.

1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação básica de qualidade para todos;
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

Destes, falaremos um pouco a respeito sobre a “QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE”.

Objetivo: “Promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e esgotamento sanitário.”

Acredita-se que o maior desafio para os objetivos propostos e principalmente o "item 7", seria a conscientização da população em relação ao meio ambiente e àqueles que não tem acesso total à água potável e sanitarismo.

Para que as pessoas tomem conhecimento sobre as medidas preventivas em relação ao meio ambiente, necessitam da disponibilidade de campanhas educacionais que as façam realmente refletirem e colocar em prática essas ações.

O incentivo ao uso de sacolas recicláveis biodegradáveis e/ou sacolas reutilizáveis, uso de produtos feitos com material reciclável, economia de papel, diminuição do uso da energia elétrica, campanhas do uso racional de água, participação em campanhas de defesas de matas para sua preservação e plantar árvores, contribuindo também com a limpeza da cidade, são algumas sugestões sobre essas ações da ONU.

Contudo, quando falamos de saneamento básico e acesso à água, nos mantemos muito inseguros, pois o comprometimento e a dependência dessas determinações encontram-se restritas aos órgãos públicos municipais, estaduais e nacionais. Os quais, novamente, são os únicos comprometidos e responsáveis.

Então, para o Biomédico, a área das Análises Ambientais torna-se bastante interessante e promissora, pois irá auxiliar na detecção da poluição em geral, no tratamento de água e esgoto, averiguação bioquímica e microbiológica dos alimentos. Podendo também desenvolver intervenções nos ambientes hidroelétricos, minerais e urbanos.


Esses são alguns objetivos e medidas preventivas previstas pela ONU e que nós, como futuros Biomédicos estaremos auxiliando.

Disponível Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário