O Pioneiro da Biomedicina no Rio Grande do Sul
Renato Minozzo
Renato Minozzo
A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: tem atualmente 35 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina - CFBM, está em ampliação constante, sendo que as duas principais são a docência/pesquisa e os laboratórios de Análises Clínicas – que concentram cerca de 65% dos profissionais formados.
A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal nº 6.684, 03 de setembro de 1979 e Decreto Federal Nº 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma Lei Federal criou o Conselho Federal de Biomedicina - CFBM e os Conselhos Regionais de Biomedicina - CRBMs, como objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Biomédico.
Perfil profissional
Profissional Biomédico com formação generalista (ênfase em Análises Clínicas), humanista, crítica e reflexiva. Pode atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O profissional tem a oportunidade de conhecer outras áreas mais específicas como: análises ambientais, análises bromatológicas, pesquisa científica, identificação humana e genética forense, acupuntura, imagenologia, biotecnologia entre outras.
|

Nenhum comentário:
Postar um comentário