Por: Carina Ferreira e Francisco Brazileiro Neto
Objetivos do Milênio
Objetivos do Milênio
O sexto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio é combater a AIDS, a Malária e outras doenças. Muitos cientistas e pesquisadores buscam soluções para acabar ou amenizar essas doenças que atingem grande proporção em escala mundial. A Biomedicina é uma areá que também esta diretamente ligada com as pesquisas sobre a cura de várias doenças, até então consideradas sem cura. Sabemos que malária é uma doença infecciosa transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles infectada pelo Plasmodium. Pela primeira vez, uma vacina contra a malária, de eficácia limitada, recebeu o aval das autoridades europeias, abrindo novas perspectivas para a luta contra esta doença, especialmente letal na África.
Mosquirix é a vacina contra a malária mais avançada do ponto de vista clínico contra esta doença que mata cerca de 600 mil pessoas por ano. Mais de 75% dos pacientes são crianças menores de cinco anos, segundo a OMS. Apenas na África subsaariana, a doença transmitida pelo mosquito mata em média cerca de 1.200 crianças por dia, mais que a quantidade da pessoas que morrem por causa dela ao longo de um ano na América Latina e no Caribe.
Ja na linha de pesquisas contra doenças uma vacina experimental contra o HIV, o vírus responsável pela aids, mostrou resultados promissores em macacos, segundo um estudo publicado na revista Science. Esta vacina "duplo viral", que primeiro prepara o sistema imunitário com um outro agente patogênico e em seguida, impulsiona uma proteína encontrada em torno do invólucro do HIV, pode ser a melhor estratégia para proteger contra a infecção por este vírus em seres humanos, como pesquisadores. Assim como essas duas doenças mencionadas acima, temos varias outras até então sem uma resposta de cura, onde pesquisadores se juntam com biomédicos voltados especialmente para a área de pesquisas, afim de achar uma solução que resolva essas enfermidades.
Os pesquisadores buscam soluções no curto e médio prazo de tempo,pois muitos ainda provém de recursos escassos para suas pesquisas que custam valores altíssimos. Sendo assim a cidade precisa se preparar para oferecer a população, aos imigrantes da expansão industrial, um atendimento adequado à saúde e instruções sobre essas e demais doenças, prevenindo assim o contagio com os demais moradores das cidades.

Nenhum comentário:
Postar um comentário