quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Puberdade Precoce

Por Maiara Alves de Andrade e Rubya Karoline Fernandes Esser. 

Entende-se por puberdade o conjunto de modificações físicas que acontece durante a adolescência. Pode iniciar-se a partir dos oito anos no sexo feminino e dos nove anos no sexo masculino. Quando ela acontece antes destas idades é chamada de puberdade precoce.

O primeiro sinal de puberdade no sexo feminino é o aparecimento do broto mamário, que pode ocorrer dos oito aos 13 anos. A partir deste evento inicia-se a transformação de um corpo infantil em um corpo adulto, com o aparecimento gradativo de pelos pubianos e axilares, culminando com a menarca (primeira menstruação), que costuma ocorrer cerca de dois anos após. Neste período ocorre o estirão do crescimento.
Já no sexo masculino o primeiro sinal de puberdade acontece entre os nove e os 14 anos de idade e é mais difícil de perceber, não sendo tão evidente. Observa-se aumento do volume dos testículos como também o crescimento do pênis, seguido pelo aparecimento dos pelos pubianos, axilares e por último os faciais. Nos meninos é notória também a mudança de voz. O estirão do crescimento é um pouco mais tardio, mas é mais intenso, por isso eles atingem estaturas maiores do que as das meninas.

Por volta dos três anos de idade, as crianças, que cresciam rapidamente desde o nascimento, tem uma diminuição da sua velocidade de crescimento e passam a ter o que chamamos de crescimento estável, de cerca de 5 cm ao ano, até a entrada na puberdade, período em que ocorre o estirão. Durante os dois anos de estirão as meninas crescem em média 16 cm e os meninos em torno de 20 cm. Após este período restam uns poucos centímetros até a parada do crescimento. Quando a puberdade acontece de forma precoce em uma criança, a perspectiva é de que a estatura final seja abaixo da expectativa, pois a parada do crescimento também é precoce. A puberdade precoce está associada, portanto, com a baixa estatura.O diagnóstico é realizado através do exame físico, da dosagem de hormônios e com o auxílio da radiografia de punhos e mãos, para checagem da idade óssea. A ressonância magnética de crânio é utilizada para afastar qualquer suspeita de tumor, assim como um ultrassom de abdômen.


O tratamento da puberdade precoce é feito com a administração de hormônios que a bloqueiam temporariamente. Quando associada a doenças, estas devem ser devidamente tratadas com medicamentos próprios para cada caso.

Além de ser um problema que afeta a autoestima e o crescimento dos jovens, a puberdade precoce pode também ser um sinal de que alguma coisa não está certa no corpo e por isso merece atenção por parte dos pais e dos profissionais da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário